Speed Painting Angoulême

O vídeo mostra um conjunto dos speed paintings mais relevantes  improvisados no stand da Wacom na 37º edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême (Festival International de la Bande Dessinée d’Angoulême)  em 2010 na França. Os desenhos no vídeo foram feitos usando uma Wacom Cintiq 21 “, Adobe Photoshop e Corel Painter e foram criados em no máximo uma hora. O primeiro desenhista é o mestre dos quadrinhos de ficção científica Moebius, falecido em março deste ano.

Apesar dos estilos totalmente diversos representados, o que se pode destacar no vídeo é a presença de esboço, a utilização de camadas e a tentativa e erro. Não importa se o meio utilizado é digital ou analógico, com as dificuldades e facilidades que cada um traz,  a construção do desenho permanece.

O Festival de Angoulême, que existe desde 1974, é um dos principais eventos de quadrinhos do mundo. A próxima edição, que acontecerá entre 31 de  Janeiro e 03 de Fevereiro de 2013, conta com um trabalho nacional na sua seleção oficial. É a hq Daytripper, dos gêmeos paulistas Gabriel Bá e Fábio Moon.