Papéis

Os papéis são fabricados com a polpa de fibras, que podem ser de uma variedade imensa de materiais, mas os mais comuns são feitos de fibras de madeira e, os mais nobres, de fibras de algodão puro. Servem para imprimir, desenhar, pintar, cortar, embalar, etc…

Papéis feitos de fibra de algodão são altamente duráveis e permanentes. Papéis fabricados com fibra de madeira precisam ser tratados quimicamente para evitar o envelhecimento e deterioração.

Cada papel é fabricado visando um uso específico: para uso gráfico, para imprimir jornais, para embrulhos, uso escolar ou no escritório e para uso artístico.

Os papéis artísticos são desenvolvidos especificamente para cada técnica: Aquarela, Pastel, Pintura acrílica ou a óleo, entre outras.

 

Papéis Schoeller  (Alemanha)

Ideal para trabalhos gráficos e Arte Final, aceita muito bem a aplicação de tinta Nanquim. A superfície do papel resistente a rasuras e correções (raspagens) e trabalhos com aerógrafo proporcionam um excelente resultado neste suporte.   O pH do papel é neutro (sem ácidos). É ideal para  aerografia, Nanquim, Arte Final (Trabalhos gráficos).

 

Papéis CANSON (França)

Papel Dessin – O tradicional “Papel Canson”. O papel é para desenho, tratado e sem ácidos . Muito usado por estudantes, desde a fase escolar até a universitária, encontrado nas cores  Branco ou Creme. Os blocos, de gramaturas variadas, possuem 20 folhas, e podem ser encontrados nos tamanhos A2, A3 e A4 . É ideal para: Desenho a lápis, grafite, carvão, pastel, gouache.

 

Papéis FABRIANO (Itália)

É um papel utilizado para Aquarela (100% celulose). Seu pH neutro é (sem ácidos) e o papel possui uma boa conservação ao longo do tempo.   É ideal para Aquarela, Gouache, Acrílico, Lápis (Técnicas úmidas, em geral).

Papéis COLOR PLUS

Papel com superfície lisa, colorido na massa excelente estabilidade da cor e da impressão, possui grande resistência à luz e temperaturas altas. Pode ser usado em impressoras laser, ink jet e copiadoras, pois possui secagem rápida e menor consumo de tinta. É comumente utilizado  para materiais promocionais, cartões, convites, cardápios, propostas, relatórios, trabalhos manuais escolares, impressões diversas.

 

Papéis KRAFT

Fabricado a partir de uma mistura de fibras de celulose curtas e longas, provenientes de polpas de madeiras macias. Esta mistura de fibras confere a este tipo de papel características de resistência mecânica com bom desempenho para o seu processamento em máquinas e uma relativa maciez.

Estas propriedades e capacidades de processamento permitem que seja usado para produzir sacos e sacolas, envelopes para correspondência e cartonagens diversas.

Pastel seco sobre papel Kraft -Anderson Magalhães

Fontes: