Gouache

O gouache é um tipo de tinta semelhante à aquarela, com uma  consistência densa e opaca. Seu grau de opacidade varia com a quantidade de pigmento branco adicionado à cor, geralmente o suficiente para evitar que a textura do papel apareça através da pintura, fazendo com que não tenha a luminosidade das aquarelas transparentes.

É uma mistura de aglutinante (goma arábica) com pigmento branco, que resulta numa tinta opaca de grande poder de cobertura. É constituído por pigmentos coloridos moídos em pó aglutinados com um pigmento plástico (medium) e pigmento branco opaco. A tinta é tornada opaca pela adição de pigmentos inertes, com por exemplo gesso-cré ou blanc fixe.

O gouache dilui-se com água até ter mais ou menos a consistência do azeite. Aplica-se sobre papéis e cartões variados que devem ter algum “corpo” para não enfolarem. A qualidade do resultado final depende muito da qualidade dos guaches aplicados. Normalmente, e para pintar zonas de cor uniforme, só com guaches de alta qualidade é que se consegue um resultado perfeito.

Gouache Talenz

O gouache geralmente quando seca possui  um valor diferente do que aparece quando os tons molhados (tons claros geralmente ficam mais escuros quando secam, enquanto os tons mais escuros tendem a secar e ficar mais claros).

Gouache Winsor&Newton

A pintura com gouaches requer tubos de guache, água, suporte, godés ou outra superfície para fazer a tinta, e pincéis de pêlo natural ou sintético. O gouache adapta-se bem a qualquer tipo de pincel, excepto pincéis de pêlo de boi, utilizados na pintura a óleo.

Pincéis  Recomendados: Pincéis macios

Fino (00):

Médio:

Largo:

Fonte: Wikipedia

Tracosdecor