Egon Schiele

Egon  Schiele

Egon Schiele foi um pintor Austríaco que nasceu em Viena, em 1890 e esteve ligado ao movimento expressionista. Nasceu em uma família humilde e após a morte de seu pai ficou sobre os cuidados de um tio materno que reconheceu o seu valor artístico e o apoiou. No ano seguinte ingressou na Akademie der Bildenden Künste, em Viena, onde estudou desenho e pintura, em oposição à vontade de sua mãe que queria vê-lo a seguir os passos do pai.

 

Em 1907, Schiele conheceu Gustav Klimt que, interessado no seu trabalho, fez dele o seu “protegido”. Ajudou-o comprando os seus trabalhos, apresentando-o a pessoas influentes, arranjando-lhe modelos, entre outras coisas.

 

Morreu em 1918, três dias depois de sua esposa  grávida, morta  pela gripe espanhola e deixou trabalhos onde estavam  representados seres humanos transfigurados por sentimentos fortes implícitos no seu traço, amantes revirados em amontoados de lençóis brancos, diversas mulheres posando para ele e auto-retratos provocantes mostrando a sua visão de si (provavelmente), assim como também fez algumas paisagens e residências burguesas, nos quais exibe um estilo cuidadoso e elegante, de traços bordados, com fortes contrastes entre ocres e cores primárias.

Atualmente as suas obras mais importantes encontram-se em museus de Viena e da Suíça assim como em importantes coleções particulares.

 

Galeria de Imagens de Egon Schiele

 

 

Trabalhos de Egon Schiele: