Bico de pena e nanquim

Bico de pena ou pena é uma ferramenta usada para escrita e desenhos. Atualmente utilizada praticamente só para arte, a pena, é famosa pelo seu formato especial que permite aos artistas usufruir facilmente do chamado “efeito fino-grosso” do traço. Esse efeito costuma ser usado para dar volume aos desenhos, embora possa ser feito também com um pincel. Existem diversos tipos de penas e também diversas grossuras, cada um com seu traço específico e características próprias.

Tinta nanquim

A tinta nanquim é um material corante (tinta) preta, que veio originalmente da China, preparada com negro-de-fumo (pó-de-sapato) coloidal e empregada especialmente para desenhos e aquarelas.

Desenvolvida pelos chineses há mais de dois mil anos, é constituída de nanopartículas de carvão suspensas em uma solução aquosa.

Cigarra -  Mariana Vieira

 

Estudo – Aguada de nanquim – MarianaVieira

 

Anjo – Diego de Almeida

 

Técnicas:

Hachura

É uma técnica usada em desenho e gravura que consiste em traçar linhas finas e paralelas, retas ou curvas, muito próximas umas das outras, criando um efeito de sombra ou meio-tom, essa tecnica é bastante vista nos gibis de super heróis. O termo encontra sua origem no francês hachure – hache, que significa “machado”.

 

Pontilhismo

Nesse caso, as zonas de luz assinalam-se com pontos mais dispersos e as de sombra com pontos mais concentrados. Estas diferenças de claro/escuro produzem a sensação de volume ou de profundidade.

 

Aguada de nanquim

Técnica semelhante à aquarela, onde preserva-se o branco do papel e trabalha-se no caminho do escuros gradativamente, utilizando a transparência e criando um sentimento geral de películas sobrepostas  no campo visual.

Fonte: Notas de um design

Wikipedia